Consultas e Exames pré-concepcionais

Muitas mulheres se preocupam em preparar a casa, o quarto para a chegada do bebê, mas acabam se esquecendo de si mesmas!

Cultivar um corpo saudável é importante em qualquer fase da vida da mulher. Porém, quando se pensa em engravidar, isso se torna fundamental. O organismo feminino irá passar por muitas mudanças ao longo dos 9 meses de gestação e o bebê usufruirá desse ambiente para se desenvolver de forma saudável.

Muitas futuras mamães não sabem (ainda) é que podem cuidar do seu corpo antes mesmo de engravidar. Isso acontece através de consultas e exames pré-concepcionais, que avaliam a condição física da mulher e possíveis problemas que podem vir a ocorrer na gestação e com o bebê. Portanto, consultar seu Ginecologista/Obstetra e fazer exames antes de engravidar é uma prática que pode e deve ser feita por mulheres que estão planejando sua gravidez uma vez que esse é um momento especial e é importante e o organismo precisa estar preparado e saudável para passar por esse período com tranquilidade. Através das avaliações hormonais, por exemplo, é possível verificar a necessidade de novas vitaminas, como o ácido fólico, cuja ausência no organismo pode causar defeitos na formação do tubo neural do bebê.

Quando devo agendar uma consulta pré-concepcional?

O ideal é que essa consulta seja feita, ao menos, três meses antes de iniciar as tentativas de gravidez. Neste período, o Ginecologista/Obstetra receitará ácido fólico, uma vitamina derivada do complexo B que reduz os riscos de possíveis alterações no sistema nervoso central e na coluna do bebê, chamados cientificamente de defeitos do tubo neural. O ácido fólico deve ser ingerido até a gestante completar as primeiras doze semanas de gestação.

Além disso, antes do casal começar as tentativas para obter a gravidez, é necessária a eliminação de doenças, infecções e demais patologias que possam afetar o crescimento fetal e a continuidade da gestação. Caso alguma patologia seja diagnosticada, será indicado o tratamento da mesma para que, posteriormente, esse casal possa dar continuidade nas tentativas para engravidar.

Sendo assim, o que são os exames pré-concepcionais?

Em consulta médica com seu Ginecologista/Obstetra a futura mãe será orientada sobre os exames que terá de realizar, chamados pré-concepcionais. São exames clínicos feitos por coleta de sangue e imagens, cujo objetivo é detectar patologias que possam interferir na gestação ou representar riscos para a gestante e o bebê, como lúpus, diabetes, hipertensão e até mesmo depressão. O histórico clínico da paciente também é analisado e o médico verifica eventuais problemas genéticos na família da mulher e de seu parceiro, como fibrose cística e síndrome de Down.

Os principais exames pré-concepcionais são:

• Colesterol;

• Triglicérides;

• Fator Rh;

• Glicose;

• Doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, clamídia, sífilis e gonorreia;

• Herpes;

• Rubéola;

• Imunidade à catapora;

• Tireóide;

• Anemia;

• Urina;

• Fezes;

• Doenças genéticas.

Outros exames, poderão ser solicitados pelo médico para verificar as condições gerais de saúde da mulher, como por exemplo, exame pélvico, Papanicolau e aferição da pressão arterial. Este último é importante para detectar a hipertensão, condição que pode ser perigosa durante a gestação e, em condições graves, gerar um quadro de pré-eclâmpsia ou eclâmpsia.

Também é feita uma avaliação das vacinas tomadas pela mulher durante a consulta pré-concepcional. É necessário que a paciente esteja com a vacina de combate a Rubéola em dia, pois caso tenha que ser administrada uma nova dose, é indicado um tempo de espera (aproximadamente 3 meses) para poder iniciar as tentativas de gravidez. Outras vacinas que devem ser atualizadas antes da gravidez são: hepatite B, gripe, dupla adulto e febre amarela.

Mas não são só os exames antes de engravidar que podem garantir uma gestação saudável, a praticar de exercícios físicos regulares, consultar seu médico com frequência e manter uma dieta equilibrada — alguns alimentos podem ajudar na fertilidade da mulher — são maneiras simples de conseguir uma gestação mais tranquila.

Conciliar esses procedimentos aos exames pré-concepcionais permitem à mulher uma gravidez com mais saúde e sem sustos. Por isso, sempre que for possível planejar, não pense duas vezes: use todos os métodos disponíveis e faça com que seu corpo esteja preparado para a chegada do seu bebê.

Se você já está grávida, leia nosso post sobre pré-natal clicando aqui.

E você já está pronta para ser Mamãe? Gostaria de saber mais sobre Consultas e Exames pré-concepcionais? Se você quiser marcar uma consulta com as nossas Ginecologistas e Obstetras entre em contato conosco ...