Porque o pré-natal é tão importante?

Por meio desse acompanhamento médico, é possível não só conferir a saúde da futura mamãe e do bebê, com exames clínicos e laboratoriais que são importantes para detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero, mas também sanar as dúvidas e inseguranças sobre a gravidez.

a importância do pré-natal para uma gestação saudável e tranquila.
Grávida em consulta de pré-natal

Hoje em dia, é difícil de acreditar, que por mais que se fale sobre o assunto, algumas mulheres não entendem a importância de acompanhar o desenvolvimento da gravidez e só procuram um médico quando a gestação está avançada ou quando o parto já está próximo.

Durante o pré-natal, as gestantes recebem orientações sobre a importância de se cuidar, como por exemplo, manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a evitar o consumo de álcool, fumo e outros tipos de drogas.

De protocolo, existe uma lista de exames básicos que toda mulher que engravida deve fazer. A grande maioria deles são exames de sangue feitos em laboratório como o hemograma completo, para checar se a mulher está com anemia ou infecções, glicemia, para verificar a taxa de glicose no sangue, e algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tipagem sanguínea e fator Rh, além de urina e fezes. As ultrassonografia também são extremamente importantes para o monitoramento do desenvolvimento do Bebê, sendo recomendado ao mínimo três ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gravidez para avaliar o tempo de gestação com mais precisão, outra no segundo semestre, quando os órgãos já estão formados, e a última no terceiro trimestre para acompanhar o crescimento fetal, afirma a Dra. Samara Laham.

Geralmente, as consultas médicas são mensais até o sétimo mês de gestação, quinzenais até a 36ª semana e semanais até o final da gestação – veja a tabela abaixo:

O Ginecologista/Obstetra na primeira consulta de pré-natal fará um Cartão da Gestante, que deve ser preenchido, mensalmente, com informações como o peso da gestante, vacinação, resultados de cada exame e sintomas apresentados no período. O Cartão da Gestante também é importante para registrar a medida da altura uterina, exame que auxilia a acompanhar o desenvolvimento do bebê no útero da mãe.

Tão importante quanto o RG: A gestante deve solicitar ao seu médico o preenchimento correto e de forma legível dessas informações e carregar sempre consigo, em qualquer ocasião e especialmente em viagens, pois, caso ela necessite de algum atendimento de emergência, o profissional de saúde poderá analisar as informações e agir com segurança.

Vacinas para Gestantes

O histórico vacinal da gestante também será avaliado pelo obstetra nas consultas de Pré-natal. De acordo com a condição vacinal da gestante algumas vacinas em atraso poderão ser indicadas. No entanto, mesmo essas, só devem ser tomadas após os três primeiros meses da gravidez, para evitar riscos para o bebê, afirma a Dra. Samara Laham – o ideal sempre que possível, antes de engravidar a mulher esteja com seu calendário vacinal em dia. Isso porque algumas vacinas, importantes para evitar doenças congênitas, são contraindicadas durante a gestação – orienta a Dra. Laham.

Como vimos, o pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da mãe e do bebê.

Ficou com alguma dúvida sobre o pré-natal? Agende sua consulta conosco, teremos muita satisfação em recebe-la!