Manter uma higiene íntima adequada é muito importante para proteger a região genital de infecções e outros incômodos.
A flora vaginal é composta por lactobacilos benéficos para o organismo da mulher. Eles mantêm o pH da região íntima ácido, evitando a proliferação de microorganismos que causam infecções, coceiras e corrimentos.
“
Mas Doutoras como fazer isso de forma correta?”
Calma que nós te explicamos:
A melhor forma de fazer a higiene íntima é durante os banhos, usando sabonetes próprios para a região ou pelo menos os de pH neutro, pois alguns sabonetes não neutros ou os bactericidas/antissépticos podem eliminar as bactérias boas que protegem a flora vaginal.
A higiene íntima feminina deve ser feita em toda a região externa, desde o monte de Vênus (monte púbico) até a vulva, que engloba os grandes e pequenos lábios, além do clitóris, evite o uso de buchas, cotonetes ou outros materiais que possam machucar a pele dessa região.
Bônus:
Durante a menstruação, a atenção à higiene deve ser redobrada, já que a presença de sangue altera o pH vaginal. Os absorventes internos ou externos devem ser trocados de acordo com a necessidade, porém o intervalo entre as trocas não deve exceder quatro horas durante o dia.
Lembre-se: A vagina precisa ter cheiro de vagina! Aceite o cheiro natural dela! Nada de usar desodorantes e produtos aromatizados, pois eles podem causar alergias e alterar todo sistema de autodefesa da flora vaginal. IMPORANTE: Se notar um odor diferente ou muito forte é hora de consultar seu médico imediatamente.
Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Anote para não esquecer de perguntá-las em sua próxima consulta com o seu Ginecologista.
Clínica SM
11 2295-3030
11 94386-8505 (whatsapp)
Rua. Tijuco Preto, 393 cj 57 – Tatuapé
Commentaires